Profissão de Fé


Celebro hoje 32 e duas primaveras. Uma importante data que encerra o milagre da minha existência. Tive, ao longo destes anos volvidos, altos e baixos em todas as dimensões da vida. São, de facto, cúmulos de experiências espantosas que formatam e caracterizam tudo aquilo que sou até à data presente: um Cristão Evangélico-Baptista (LER), que adora a DEUS acima de todas as coisas, desprendido dos valores materialistas e de quaisquer ressentimentos contra o próximo; que gosta de fazer amizades, saborear a boa comida, entreter com a música, viajar para conhecer in loco outras realidades socioculturais, refugiar-se na leitura e no confronto saudável de ideias como forma de procurar reconciliar-se com o Mundo; ideologicamente personalista e teologicamente conservador-determinista, acreditando devotamente na inerrância das Escrituras Sagradas, bem como na eleição divina para a salvação; socialmente irenista e simultaneamente eremita (uma afirmação aparentemente paradoxal), encarando a Família, a Verdade, o Amor, o Perdão, a Reconciliação, a Paz, o Respeito, a Liberdade, o Direito, a Justiça, a Amizade, a Humildade, a  Bondade, a Solidariedade, a Temperança e a Tolerância como um dos bens mais sublimes que, imperativamente, qualquer ser humano deve cultivar durante a sua  transitória peregrinação neste "vale de lágrimas"

A vida é precária, cheia de contradições e efémera. Quando era criança ansiava a todo o custo a experiência adulta (LER), considerando-a como sendo a melhor que o Homem dispõe, ao seu alcance, para a sua perfeita redenção. Hoje, já adulto, reconheço que estava absolutamente equivocado nas minhas ingénuas previsões. À medida que vamos envelhecendo, mais carecemos das elevadas doses de sabedoria para fazer face aos complexos desafios que vão surgindo pelo percurso, sob pena de ficarmos muito aquém daquilo que deveria ser o nosso ideal testemunho de vida. Por isso, atendendo a esta inquestionável verdade soteriológica, a minha permanente oração ao meu Altíssimo Senhor e Salvador Jesus Cristo tem sido, tal como a do patriarca Moisés, a capacidade de saber ordenar correctamente os meus dias, com vista a entrar pela porta da sabedoria e atingir plenamente a perfeição (Salmo 90:12)

Louvo, em suma, a DEUS pelo dom inefável da vida que me outorgou, máxime por me ter proporcionado saúde e inúmeras vitórias até aqui. Estou bastante feliz e penhoradamente grato a ELE por tudo que tem feito por mim. Sei que posso contar inteiramente com a Sua incondicional presença e ajuda em todas as fases e circunstâncias da minha vida, mesmo que esteja a caminhar pelo "vale da sombra da morte". Sei que Ele vai, permanentemente, estar comigo para me amparar e livrar de todo o perigo e mal. A minha vida está seguro nas Suas potentes mãos, coroando-me com Seu infinito Amor, Bondade e Misericórdia para toda a eternidade (Salmo 23:1-6). Aleluia! Que assim seja!