Celebrar a Amizade


Sou um irenista e simultaneamente eremita. Uma aparente contradição, a priori, insanável. Lido bastante bem com a solidão devido ao meu cepticismo com os Homens (LER). Desde a adolescência que evitava grandes "convivências", refugiando-me sobriamente na vida contemplativa. É um antídoto necessário para o meu auto-escape e reconciliação com o mundo. Nunca fui de fazer muitas amizades, apesar de ser extrovertido e ter disponibilidade para falar e ouvir as pessoas. Sempre tive poucos amigos – tanto em Bissau como agora aqui em Lisboa. Procuro, na medida do possível, ser selectivo e discreto a nível dos relacionamentos que pontualmente vou construindo neste "Vale de Lágrimas". Acredito piamente que o ser humano incorpora no seu substrato a malignidade. Não acredito no seu livre-arbítrio e, tão pouco, na sua aparente bondade. Ele é essencialmente mau por natureza. Somente pela Graça de DEUS, através do sacrifício expiatório do Senhor Jesus Cristo, que ele se liberta da sua maléfica condição da "depravação total", tal como formulava sabiamente o Teólogo João Calvino. 

Felizmente dos poucos amigos que acumulei ao longo da minha vida são genericamente admiráveis. E o Hugo Silva é um exemplo manifesto disso. Desde a primeira hora que nos conhecemos identificámos logo na maioria das coisas. Diria mesmo que temos a mesma mundividência, razão pela qual nos damos sempre bem e somos inseparáveis. Partilhamos o mesmo gosto pela Teologia, Cristianismo, História, Direito, Política, Literatura, Livros e Viagens. Viajamos juntos para Itália, Suíça, Espanha, Israel, Cisjordânia (AQUI) e (ALI), Grécia (LER), Bulgária, Alemanha (AQUI) e (ALI), Áustria (VER) e Eslováquia (VER), incluindo a grande aventura que fizemos, há quatro anos, no norte de Portugal, percorrendo aquelas circunscrições territoriais todas. Fomos sempre próximos um do outro. Conheço a família do Hugo e ele, da mesma sorte, conhece uma parcela da minha. E esta boa e bonita amizade merece ser enaltecida e registada. E não há nada melhor do que fazê-l num dia tão especial como o de hoje – data do aniversário do Hugo. 

Por isso, estimado amigo e irmão, tendo em conta as maravilhosas experiências que vivemos ao longo dos anos, faço votos que DEUS poderosamente te abençoe e te ajude no teu percurso de vida, juntamente com todos os teus entes queridos. Que sejas sempre uma pessoa bem-sucedida em tudo quanto fazes. Um grande e fraterno abraço. Muitos parabéns. Feliz aniversário. Eternas felicidades.