A Soberana Vocação


Faz hoje precisamente seis anos que desci às águas para ser baptizado, não obstante já ter tido uma longa experiência Cristã desde a mais tenra idade, que posteriormente veio a concretizar-se com a minha conversão, aos 17 anos de idade, na Igreja Evangélica de Bandim, em Bissau, pelo então e ainda actual Pastor da mesma congregação António Cabral. 

Apesar do enorme privilégio e plena satisfação que sinto, desde que abracei a fé Evangélico-Cristã, que é ter Jesus Cristo como o único Senhor e Salvador da minha vida e guia para a orientação do meu destino, chegou, infelizmente, uma fase do meu percurso (além de muitas outras) em que não honrei a DEUS da melhor forma possível. Estou a referir-me, concretamente, à minha passagem pelo Instituto Bíblico da Convenção das Assembleias de DEUS em Portugal (IBAD), usando de dolo para poder estudar Teologia sem, no entanto, ser baptizado violando flagrantemente o regulamento interno da mesma instituição religiosa. Em consequência disso, deste percurso invulgar e irresponsável do ponto de vista Cristão que decidi deliberadamente fazer, DEUS permitiu-me atravessar conflitos espantosos a todos os níveis e, ao mesmo tempo, expor-me à vergonha. Tudo isto, directa e indirectamente, acabou por afectar-me significativamente do ponto de vista espiritual, emocional e até mesmo nível de saúde, fazendo com que tenha sido submetido a duas intervenções cirúrgicas de um problema que dantes nunca se tinha manifestado em mim. 

Mesmo perante todas essas difíceis adversidades, que tive que penosamente enfrentar, usando a expressão de João Calvino, "o temor de Deus está arraigado no meu coração", razão pela qual sentia plenamente  uma convicção inabalável de que não há absolutamente nada, nem qualquer outra criatura que poderá separar-me do amor de DEUS, que está em Cristo Jesus, meu eterno Senhor ( Romanos 8:31-39). Estava completamente seguro que, com a graça e ajuda de DEUS, em última instância, ultrapassava definitivamente todos estes obstáculos que me afligiam, tal como mais tarde aconteceu. 

Pensando nos benefícios da vida Cristã, e do gozo espiritual que Ele me proporcionou ao longo dos anos, interrogo-me do mesmo modo como fez o Escritor russo Liev Tolstoi: "Que teria sido de mim, que teria sido da minha vida se não fossem essas crenças, se não soubesse que é preciso viver para Deus e não para as minhas necessidades? Teria roubado, teria matado, teria mentido. Nenhuma das principais alegrias da minha vida teria podido existir para mim". De facto, concordantemente com esta grande afirmação, não seria eu a mesma pessoa que sou hoje – de elevados Princípios e Valores bíblicos, se porventura não fosse um crente firme no Senhor Jesus Cristo. E tudo isto é manifestação visível da preciosa e infinita Graça de DEUS para comigo. Foi esta a razão principal, e também por cumprir um dos mandamentos bíblicos, que impõe que todo aquele que crê Nele seja baptizado em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:18-20),cumprindo assim na íntegra toda a Justiça de DEUS. 

Por isso, iluminado e esclarecido pelo Santo Espírito Santo, decidi, de consciência tranquila, dar o testemunho público da minha conversão através do acto de baptismo que foi no dia dezoito de Dezembro, de 2006, pelo meu estimado Pastor Manuel Alexandre Júnior, no templo da Igreja Evangélica Baptista da Amadora. 

Vendo a minha experiência Cristã reconheço, de facto, que cometi muitos erros em toda a minha vida e sempre eles me desagradaram profundamente, porque sempre desejei fazer o bem e honrar ao meu Senhor Jesus Cristo, embora nem sempre o consigo fazer por limitação e fraqueza humana (Romanos 7:14-24). Tendo presente estas minhas imperfeições, que peço constante perdão a DEUS por elas, continuarei a caminhar firmemente para o meu grande objectivo de vida, tal como o dizia o Apóstolo Paulo, "esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prémio da soberana vocação em Cristo Jesus" (Filipenses 3:1314). Que assim seja.